PROJETOS APOIADOS

A Fundação Mary Harriet Speers ao longo de sua história, apoia por meio de edital anual projetos de organizações do terceiro setor.

Conheça alguns dos projetos apoiados, abaixo:

ACM.jpg

Associação Cristã de Moços – ACM

Projeto apoiado: FCAF – Formando Crianças e Adolescentes para o Futuro

Breve descrição: Propõe um espaço de socialização além das fronteiras familiares e escolares, visando oferecer e possibilitar experiências que estimulem o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo e cognitivo das crianças e adolescentes, bem como, sua integração por meio de atividades pedagógicas e físicas que propiciem a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento do protagonismo, da sociabilidade e da autonomia. A metodologia prioriza o diálogo, a troca de saber, a expressão de dúvida, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças, como elemento chave no processo de apropriação e expansão de conceitos, atitudes, valores e competências pessoais e sociais. As atividades pedagógicas estão organizadas em 4 módulos: Artes, Ler, escrever e criar, educação ambiental e informática. Na parte esportiva, os participantes do projeto fazem desporto, dança, ginástica de solo e natação. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, no contra turno escolar. Público alvo: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Faixa etária: 7 a 14 anos e 11 meses.

Pessoas beneficiadas: mais de 1000 pessoas, desde 2013.

Local de atuação: Centro, São Paulo – SP

AEB.png

Associação Evangélica Beneficente - AEB

Projeto apoiado: CECOM – Casa de Repouso Otoniel Mota

Breve descrição:  A Casa de Repouso Otoniel Mota é uma residência onde as pessoas idosas poderão descansar e conviver com outras pessoas de sua idade, realizando atividades orientadas e adequadas à capacidade e condições físicas com toda infraestrutura e segurança. Conta com equipe multiprofissional preparada para assegurar o bem estar do idoso em qualquer situação. Desenvolvidas diversas atividades socioeducativas, as quais têm seus objetivos específicos tais como: Estimular a coordenação motora, estimulo do cognitivo, memória, agilidade, criatividade, festivas e de lazer que são realizadas com os usuários. Estas atividades são todas abertas a participação dos familiares conforme calendário mensal.

Pessoas beneficiadas: mais de 950 pessoas, desde 2012.

Local de atuação: Parque Fernanda, São Paulo – SP

Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários – AFESU

Projeto apoiado: Curso Técnico em Enfermagem

Breve descrição: Curso presencial de nível técnico aprovado pelo MEC, oferece formação profissional em Enfermagem, com aulas teóricas e práticas em laboratório especializado, localizado na própria unidade. Oferece também estágios curriculares não-remunerados em unidades básicas de saúde, hospitais, CAPS, CECCO e AMAS.

Pessoas beneficiadas: mais de 25 pessoas, desde 2018. 

Local de atuação: Vila Missionária, São Paulo – SP

AHPAS.png

Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – AHPAS

Projeto apoiado: Colocando a vida em Movimento

Breve descrição: A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva - AHPAS é uma instituição sem fins lucrativos que desde 1999 oferece transporte e apoio sociofamiliar a crianças e adolescentes com tratamento de câncer. A garantia de acesso ao tratamento especializado, oferecido pela AHPAS, contribui significativamente nos resultados do tratamento, ampliando as chances de cura. 

Pessoas beneficiadas: mais de 80 pessoas, desde 2017.

Local de atuação: Cidade de São Paulo – SP

Associação Viva Bem a Idade Que Tem – ASVBIT

Projeto apoiado: Projeto Idosos

Breve descrição: É uma casa de repouso que atende idosos de ambos os sexos, promove bem estar físico e mental para os atendidos e conta com equipe de multiprofissionais por meio de acompanhamento humanizado.

Pessoas beneficiadas: mais de 240 pessoas, desde 2012.

Local de atuação: Vila Suíça, Ribeirão Pires – SP

FF.jpg

Fundação Francisca Franco

Projeto apoiado: Espaço Criança

Breve descrição: O Espaço Criança Francisca Franco é projeto social focado em promover ações socioeducativas com crianças em situação de vulnerabilidade. O projeto oferece proteção social à criança, em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, do desenvolvimento integral enquanto criança detentora de direitos; bem como favorece aquisições para a autonomia, o protagonismo e a cidadania; promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. São realizadas atividades lúdicas e pedagógicas, ações recreativas, atividades de desenvolvimento, oficinas de arte/desenho, recreação com atividades físicas. É tipificado como Centro para Crianças (CCA). Atende crianças em situação de vulnerabilidade e risco social ou que sofreram com violações de direitos; crianças reconduzidas ao convívio familiar, após medida protetiva de acolhimento; crianças com deficiência, beneficiárias ou não do BPC;  crianças de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; e crianças em situação de trabalho infantil.

Pessoas beneficiadas: mais de 1100 pessoas, desde 2012.

Local de atuação: Especialmente o Centro, atuação regionalizada na cidade de São Paulo.

Projeto apoiado: Casa da Mamãe

Breve descrição: A Casa da Mamãe realiza o acolhimento e visa possibilitar: o rompimento do ciclo de violência doméstica e a reestruturação psicossocial das mulheres e seus filhos, equipe qualificada ao atendimento socioassistencial em espaço seguro e sigiloso. O projeto Casa da Mamãe, com o fim de possibilitar o início a uma nova fase nas vidas destas mulheres, promove o acolhimento integral, com alimentação, estadia, escuta ativa, atividades em grupos de reflexão e apoio; realiza atendimento socioassistenciais; faz encaminhamentos para rede socioassitencial, promovendo acesso aos direitos, empoderamento e condições dignas de vida; faz encaminhamentos para rede de saúde, de educação, de habitação e outras; acompanha ativamente as mulheres e as crianças em questões junto à Justiça; garante atenção integral às crianças também. A Casa da Mamãe atende e acolhe a mulheres adultas, que sofreram violência doméstica sob a perspectiva de gênero, é um serviço de acolhida especial para mulheres nesta situação, bem como os filhos destas mulheres. É um Centro de Acolhida Especial e é tipificado dentro Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Local de atuação: A Casa da Mamãe atende mulheres residentes e moradoras de todas as regiões da cidade de São Paulo, tendo o seu atendimento de abrangência municipal.

e Espaço Francisca Franco

ASVBIT.JPG

Projeto apoiado: Espaço Francisca Franco

Breve descrição: O Espaço Francisca Franco é um centro de defesa e de convivência da mulher (CDCM) que oferece proteção e apoio a mulheres em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral. 1. Atender as mulheres em situação de violência, oferecendo atenção psicossocial e escuta ativa; 2. Realizar orientação e encaminhamento jurídico necessário à superação da situação de violência; 3. Realizar de grupos terapêuticos e palestras informativas, contribuindo para o fortalecimento da mulher e resgate de sua cidadania; 4. Realizar oficias temáticas para estímulo à superação de vida das mulheres. O público atendido é de mulheres vítimas de violência. É um Centro de Defesa e de Convivência da Mulher, tipificado como de Proteção Especial de Média Complexidade.

Local de atuação: Espaço Francisca Franco aos residentes e moradores da região central, com atuação regionalizada na cidade de São Paulo.

IFM.png

Instituto Família Barrichello

Projeto apoiado: Esporte na rua para uma cultura de paz

Breve descrição: O projeto atende crianças e adolescentes do Centro da Cidade de São Paulo em situação de vulnerabilidade social que enfrentam situação de rua ou residem em abrigos, ocupações e ou em condição de refugiados. No Projeto as crianças encontram um espaço de desenvolvimento humano pelo brincar, onde uma equipe técnica formada por assistente social e psicólogo, oferecem atividades adequadas, fortalecendo vínculo com as famílias e colaborando para a formação cidadã dos educandos.

Pessoas beneficiadas: mais de 200 pessoas, desde 2018.

Local de atuação: Centro, São Paulo – SP

Instituto Káris
Projeto apoiado: Projeto Allegra

Breve descrição: O projeto Allegra, atualmente desenvolve uma série de procedimentos na área de educação para a promoção da saúde que envolvem o atendimento clínico (anamnese, exame clínico, diagnóstico e tratamento), o tratamento de restauração, exodontias, ortodontia; orientações de higiene bucal; aplicação de flúor, atendimento fonoaudiólogo, psicológico e reforço escolar. Atende crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica na faixa etária de 06 a 12 anos. Também realiza palestras para crianças, pais e comunidade especialmente escolas, creches e abrigos com atividades recreativas, teatro, shows com cunho educativo e atividades de escovódromo e profilaxia. Além disso, desenvolve grupos de saúde bucal, a fim de prevenir novas intercorrências após tratamento odontológico ambulatorial.

Pessoas beneficiadas: mais de 800 pessoas, desde 2012.

Local de atuação: Vila Carrão, São Paulo – SP

LDF.png

Lar Donato Flores
Projeto apoiado: Espaço Feliz

Breve descrição: Contribuir e promover ações para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco vivido por crianças/adolescentes e jovens e suas famílias, através do Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho e Socio aprendizagem, através de oficinas de artes, artesanato, dança, judô, teatro, coral, informática, leitura e interpretação de texto, raciocínio lógico e matemático, rotinas Administrativas, postura profissional; cidadania e civismo e atividades específicas do Programa Aprendiz (socio aprendizagem) e atividades de atendimento psicossocial para os participantes e familiares.
O Lar Donato Flores foi fundado em 1961 e atua no município de Tatuí-SP. Atualmente são atendidos 260 crianças, adolescente e jovens.

Pessoas beneficiadas: mais de 740 pessoas, desde 2014.
Local de atuação: Sabesp, Tatuí – SP

Organização de Auxílio Fraterno – OAF   

Projeto apoiado: A casa acolhe a rua

Breve descrição do projeto apoiado: A OAF é pioneira na promoção e execução do serviço de acolhimento da população de rua através do modelo de República. A experiência da organização que há anos trabalha para a emancipação da população em situação de rua mostra que o investimento feito hoje em recursos humanos e materiais é deficitário e ainda assim capaz manter um serviço de atendimento no modelo de República para Adultos, mas não o suficiente para a promoção de  uma saída da situação de vulnerabilidade social com planejamento e organização socioeconômica, e ainda psicológica, capaz de garantir a sustentabilidade dos resultados alcançados frente ao novo contexto fora da república.

Pessoas beneficiadas: mais de 340 pessoas, desde 2014.

Local de atuação: Centro, São Paulo – SP

Rua Nestor Pestana, 136, 5º andar I Consolação I 01303-010 I São Paulo I SP, Brasil I Tel.: (11) 3125-2586